Um levantamento da Secretaria de Saúde de São Carlos (SP) aponta que 34,5% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) não comparecem às unidades de atendimento no dia dos exames. O problema aumenta a fila de espera pelas análises no município e levou a Prefeitura a adotar um novo sistema de cadastro.
Apenas no mês de setembro, foram agendados 32 eletrocardiogramas no Hospital Escola, mas 13 pacientes não compareceram. No raio-x, dos mais de 2,3 mil agendamentos, 678 não se concretizaram porque os pacientes faltaram. Na Santa Casa, o departamento de hemodinâmica teve 17 agendamentos, mas 12 pacientes não compareceram. Já no raio-x, foram 392 exames marcados, porém 152 não foram feitos.
O problema também se repete na área de cardiologia do hospital. Nesta quinta-feira (4), apenas um dos cinco pacientes previstos compareceu. "A gente acaba ficando com os horários vagos, não temos outros pacientes para colocar em cima da hora”, afirmou a técnica em enfermagem Graziela Aparecida Fernandes.
Para diminuir as faltas, a administração municipal adotou em outubro uma nova plataforma digital para cadastrar pacientes e exames. Com ela, a Secretaria de Saúde acredita que vai ser possível mapear quem não compareceu aos agendamentos e os motivos da ausência.
"Nós vamos saber o porquê de as pessoas não estarem comparecendo. Se é por falta de informação, se a pessoa não ficou sabendo em tempo hábil ou se esqueceu o dia do procedimento", afirmou Wander Roberto Boneli, diretor de regulação e controle da secretaria, que ainda fez um alerta sobre as consequências das faltas. "A evasão traz grandes prejuízos. Nossa fila é imensa. Nós poderíamos estar qualificando e colocando outras pessoas no lugar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário