Comprar produtos piratas pode parecer mais barato, porém, a longo prazo, sai caro. Este alerta é principalmente dado por especialistas para quem compra ou adquiriu óculos falsificados. Como as lentes não são produzidas com resina - e sim com plástico, geralmente, ao contrário do que indicam etiquetas de vários destes artigos -, os olhos podem ser comprometidos.
O oftalmologista Marcelo Mahon explica primeiramente que é danosa por si só a radiação às quais a visão está submetida. "Onde o raio UVA ou UVB bate provoca um malefício. Quando bate na parte branca pode provocar o aparecimento daquela carnosidade vermelha. Ele pode provocar ceratite, que são queimaduras na córnea, e o aparecimento de catarata porque danifica o cristalino do olho". E, quando se coloca óculos inadequados, que não protegem, "a pupila vai dilatar e os raios atingem a camada da retina, que é a da visão. Quando uma célula morre, a outra vai assumindo a visão, então, é por isso que, de imediato, você não percebe o dano causado pelos raios UVA e UVB. Mas, ao longo do tempo, quando as células começam a exercer uma a função de duas, você começa a notar um dano visual irreversível".
A compra de falsificados também é uma forma de contribuir ao crime, segundo o delegado Victor Leite. Ele lembra que o produtor desses artigos "fere a ordem tributária, porque sonega imposto ao fabricar esses produtos, e comete também um crime contra a propriedade intelectual da marca, que é a principal prejudicada".
Nenhum comentário:
Postar um comentário