quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Carro despenca de quase 300m em SC e 4 da mesma família morrem

Um casal, o filho e uma sobrinha morreram em um acidente nesta quarta-feira (31), na rodovia SC-285, em Timbé do Sul, no Sul de Santa Catarina. O carro em que a família do Rio Grande do Sul estava despencou de um penhasco de aproximadamente 300 metros.

De acordo com os Bombeiros, a mulher e as duas crianças morreram na hora. Já o condutor chegou a ser socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A informação foi confirmada por volta das 16h30.
A família era de Vacaria (RS) e ia passar o réveillon em Balneário Arroio do Silva, cidade que fica próxima ao local do acidente, ainda segundo os bombeiros. Os familiares acompanharam o resgate.

De acordo com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, o helicóptero Arcanjo deixou os paramédicos no local do acidente para os primeiros socorros às vítimas e depois teve de retornar para o local de pouso, pelo excesso de vento na região, além da chuva.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o freio do veículo tenha falhado e o motorista tenha perdido o controle do veículo, que caiu no penhasco. Além disso, também chovia no momento do acidente. Os corpos devem ser retirados pelos bombeiros com auxílio de um guincho.

domingo, 21 de dezembro de 2014

Homem é morto e seis pessoas são baleadas em festa de família, diz PM

Uma festa de família terminou, na noite de sábado (20), com um homem de 33 anos morto e seis pessoas baleadas em Goiânia, segundo a Polícia Militar. Testemunhas relataram ao G1 que homens armados chegaram atirando na casa, localizada no Setor Campinas. “Tinha um monte de criança, todo mundo entrou em pânico, foi coisa que eu achava que só existia na televisão”, disse a cunhada da vítima, que não quis ser identificada.


Quatro pessoas tiveram ferimentos graves e foram encaminhadas ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). Entre elas está a irmã do homem assassinado e dona do imóvel, de 36 anos, que segue internada em estado regular, conforme boletim médico divulgado na manhã deste domingo (21). O filho dela de 17 anos também continua hospitalizado. Ele passou por cirurgia e se encontra na recuperação pós-anestésica
Outro jovem que estava na festa, de 26 anos, está internado em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já um rapaz de 18 anos, recebeu alta médica nesta madrugada.
De acordo com a Polícia Militar, além destes, mais duas pessoas foram baleadas. Elas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais) do Setor Campinas e, em seguida, liberadas. Entretanto, a família da vítima desconhece a informação de que dois convidados foram para o Cais, para eles, não são seis feridos, mas sim, quatro.
Tráfico de drogas
A festa era em comemoração aos 13 anos da filha mais nova da dona da casa. De acordo com a família, mais de 50 pessoas estavam no evento.
A cunhada do homem assassinado acredita que o alvo dos criminosos era o sobrinho, que é irmão da aniversariante e filho da dona da casa, que também foi baleado. “Ele tinha rixa por causa do tráfico de drogas”, disse.
Segundo as testemunhas, quatro criminosos entraram na casa, sendo que três estavam armados e dispararam contra os convidados. Eles fugiram em um carro e, até a manhã deste domingo, não haviam sido identificados. O crime será apurado pela Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH).
Os familiares relataram que o homem assassinado é ex-presidiário. Ele cumpriu pena por tráfico de drogas, mas já havia ganhado liberdade.
O velório acontece no Cemitério Parque Memorial. O horário do enterro ainda não foi definido

Empresário é preso suspeito de atropelar três jovens ao sair de festa

Um empresário de 37 anos foi preso suspeito de atropelar três jovens por volta das 10 horas deste domingo (21) na saída de uma festa realizada no Goiânia Golf Clube, em Goiânia. Os rapazes tiveram ferimentos leves e não precisaram ser hospitalizados. Segundo a Polícia Militar, o suspeito, que dirigia embriagado uma Mercedes Benz, confessou o atropelamento.
“Ele disse que discutiu com uma das vítimas por causa de mulher e, como eles estavam em maior quantidade, ficou acuado e usou o carro para se defender”, disse ao G1 o tenente da PM Edson Melo.

O motorista fugiu do local do crime, mas um policial militar que estava de folga presenciou a confusão e acionou a PM. O suspeito foi preso logo depois, próximo à sua residência, em um condomínio fechado da capital. Ele se identificou para os  militares que o abordaram como sócio-proprietário de duas boates em Goiânia.
De acordo com a polícia, um dos feridos tem 24 anos e os outros dois, 27 anos, sendo que um deles é tenente da Marinha. Vítimas e suspeito foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. Conforme a polícia, o teste clínico constatou que o empresário estava embriagado.
O caso foi registrado no 8º Distrito Policial de Goiânia. Segundo a PM, o empresário pode ser indiciado pelos crimes de lesão corporal ou tentativa de homicídio, além de direção perigosa.

Piora estado de saúde de gêmeas siamesas nascidas em Goiânia

Piorou o estado de saúde das gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo tórax e abdômen, em Goiânia. Segundo informou o Hospital Materno Infantil (HMI) na manhã desta quarta-feira (17), elas voltaram a respirar com o auxílio de oxigênio suplementar devido ao agravamento das funções respiratórias e cardíacas. "É o pior quadro desde que elas nasceram. Podemos, inclusive, separá-las com urgência", afirma o médico Zacharias Calil.

Segundo o pediatra, a piora começou nesta madrugada. Ele pretende realizar ainda pela manhã novos exames para tentar identificar o motivo da alteração do estado de saúde das recém-nascidas. "Não temos diagnóstico ainda, pode ser um quadro infeccioso ou descompensação cardíaca", explica Calil.
De acordo com o pediatra, as recém-nascidas compartilham o fígado e uma delas tem má formação renal.  Um exame feito no dia 12 identificou que, ao contrário do que foi avaliado antes do nascimento, as gêmeas não dividem o coração. “Os dois corações estão muito próximos. Por isso, deu essa impressão no primeiro exame. Agora, vendo em detalhe o fluxo de sangue nas artérias do coração, foi possível ver que elas possuem os corações separados”, explicou, na ocasião, o médico.
A mãe das siamesas, a agricultora Iara Pereira Dourado, de 24 anos, recebeu alta do hospital no dia 12. Ela e o marido, o também agricultor Jeiel dos Santos Guedes, 25, são de Ibipeba (BA) e, atualmente, moram na casa da cunhada dela.
Gestação
Anny Beattriz e Anny Gabrielly nasceram aos oito meses, em 10 de dezembro, no Hospital Materno Infantil. Segundo o pai das recém-nascidas, ele e a esposa ficaram sabendo que as filhas eram siamesas no sexto mês de gestação. “No sétimo mês, tivemos a certeza absoluta da situação delas e da gravidade. No oitavo mês, nós viemos para Goiânia”, relatou.
Segundo Jeiel, eles tomaram a decisão de vir para a capital goiana porque a região em que viviam não tinha estrutura para atender a complexidade relacionada a uma gestação que gêmeos siameses exigem.
Apesar da situação, Jeiel está confiante e acredita no desenvolvimento das meninas. “No início, lógico que ficamos surpresos com a notícia, mas tivemos fé e força para seguir em frente. E elas são a força que precisamos agora”, disse no dia do nascimento das garotas.
Em entrevista ao G1, Iara afirmou que sonha com a cirugia de separação das gêmeas. "Quando descobrimos que elas eram siamesas, meu único pedido é que elas viessem com saúde. Se for da vontade de Deus, creio que vai dar tudo certo", disse.

Trem arrasta carro por 300 metros e deixa um ferido em Cruzeiro, SP

Um homem de 50 anos ficou ferido após ter o carro ser arrastado por um trem na tarde deste domingo (21) em Cruzeiro (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 14h no bairro Vila Maria, enquanto o veículo tentava fazer uma travessia na linha férrea.

O condutor não teria conseguido sair do local a tempo e o carro foi arrastado pelo trem por cerca de 300 metros. A vítima teve ferimentos leves no braço e foi encaminhada para o pronto-socorro da cidade. Outros detalhes do acidente não foram informados pela polícia.

Outro lado
A MRS Logística, que faz a operação do trem, informou que o trecho estava devidamente sinalizado e que o vagão trafegava dentro da velocidade permitida, com os procedimentos de segurança acionados. Segundo a empresa, não há informações sobre o que levou o motorista a transpor a linha na frente do trem.

Vereador é preso suspeito de depredar prédio da PM e posto de saúde em MT

O presidente da Câmara de Vereadores de Itanhangá, a 447 km de Cuiabá, foi preso na noite de sábado (20) suspeito de depredar, junto com aproximadamente 30 pessoas, o prédio da Polícia Militar do município e um posto de saúde. A confusão teria começado quando os suspeitos estava bebendo e ouvindo música alta no centro e a PM pediu para que eles fossem pra outro lugar. O grupo foi para a MT-338, local em que um menor de idade teria atropelado de moto, durante a bebedeira, três pessoas que estavam com o bando. Uma mulher morreu e as outras vítimas estão internadas, assim como o adolescente, segundo a PM. No total, quatro pessoas foram presas. OG1 não conseguiu entrar em contato com o vereador e nem com o advogado dele.

A PM de Lucas do RIo Verde foi chamada a Itanhangá para reforçar o efetivo durante a ocorrência. Conforme informações do sargento Junisvan Silva, da PM do município, o vereador e o grupo ficaram irritados porque, após o atropelamento, o médico plantonista do posto de saúde não pode atender as vítimas imediatamente porque estava cuidando de um homem que tinha sido esfaqueado pouco tempo antes. O vereador e o grupo teriam agredido o médico e, em seguida, depredado a unidade de saúde, usando pedras, pedaços de madeira e barras de ferro.
Em seguida os suspeitos foram para o posto da PM, onde teriam ameaçado e agredido dois policiais e, depois, quebrado uma porta de vidro e um monitor. O vereador e outras três pessoas foram presas e o restante do grupo conseguiu fugir.
O vereador, segundo a PM, poderá responder por resistência à prisão, ameaça, dano ao patrimônio público e desobediência. Ele, que já havia sido preso em Cuiabá durante a Copa do Mundo porque teria agredido a irmã e uma sargento da PM, foi levado para a cidade de Tapurah, a 60 km do local da ocorrência, para onde também foi encaminhado outro suspeito.
O parlamentar deve prestar depoimento à Polícia Civil ainda neste domingo (21). Segundo a PM, ele estava visivelmente embriagado e foram encontradas latas de cerveja no carro do parlamentar. Outras duas pessoas estão presas em Tapurah.

Ministro do STF autoriza Valdemar a passar Natal e Ano Novo com a mãe

O ministro Luís Roberto Barroso, doSupremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR-SP), condenado no julgamento do mensalão, a passar o Natal e o Ano Novo com sua mãe, no interior de São Paulo. Ele poderá viajar para a cidade de Mogi das Cruzes, na região metropolitana da capital paulista, entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro. A decisão foi proferida na quinta-feira (4).

Na mesma decisão, o ministro negou um pedido de Valdemar para antecipar a data da viagem para o dia 15 de dezembro, a fim de que pudesse realizar uma consulta com seu médico de confiança. Ele também pedia que a viagem se estendesse até o dia 3 de janeiro, o que também foi negado.
O ministro considerou que a realização de exames de rotina com o médico de confiança não caracteriza a "excepcionalidade" exigida, segundo ele, para permitir o deslocamento do ex-deputado para fora do local onde cumpre a prisão domiciliar, em Brasília.
"Considero que a possibilidade de condenados em prisão domiciliar viajarem livre ou regularmente – mesmo que com autorização judicial – é incompatível com a finalidade da pena. Qualquer viagem, no curso do cumprimento da pena, constitui medida excepcional, a ser deferida apenas em situações pontuais", escreveu o magistrado.

Em relação à visita à mãe, Barroso considerou tratar-se de medida excepcional, pelo fato de ela ter 89 anos e não poder viajar a Brasília. No pedido, Valdemar diz que a viu pela última vez quando foi preso, em dezembro do ano passado.
O ministro também levou em consideração o fato de que condenados que cumprem pena em regime semiaberto, mais severo que o de Valdemar (no regime aberto), normalmente obtêm a autorização para passar o feriado com a família. Barroso ressaltou que, mesmo na casa da mãe, permanecerão válidas as restrições da prisão domiciliar.
Condenado a 7 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-parlamentar paulista foi preso em dezembro de 2013 e liberado para o regime aberto em novembro deste ano.

STF autoriza João Paulo Cunha a passar fim de ano com familiares

O ex-presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão do PT, foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a passar o fim de ano com familiares em São Paulo (SP).

Condenado a 6 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de peculato e corrupção passiva, João Paulo atualmente cumpre pena no regime semiaberto, pelo qual trabalha fora durante o dia e, à noite, dorme na prisão, em Brasília.
De acordo com a decisão do STF, João Paulo Cunha poderá se deslocar, pelo período de sete dias, no Natal ou no ano novo, para a residência de familiares.
O endereço terá de ser informado à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que também será responsável por estabelecerr as condições para o deslocamento.
Prisão domiciliar
Nesta semana, ex-presidente da Câmaraprotocolou no STF um novo pedido para cumprir o restante de sua pena em casa.
O mesmo pedido já foi negado pelo STF sob o argumento de que ele só poderá progredir para o regime aberto se devolver R$ 536.440,55, que, conforme o julgamento do mensalão, foram desviados da Câmara para abastecer o esquema de compra de votos de parlamentares no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
No pedido, a defesa de João Paulo argumenta que ele já procurou a Advocacia-Geral da União (AGU), que representa juridicamente a União, para iniciar o pagamento de sua dívida. Nesse sentido, já fez depósitos de R$ 5 mil para quitar o débito e propôs o parcelamento do restante devido.
Na última quarta (17), por 8 votos a 1, os ministros do STF confirmaram decisão do início do mês do relator do caso, Luís Roberto Barroso,  que exigia a devolução dos R$ 536,4 mil para dar a João Paulo a prisão domiciliar.
Na petição ao STF, no entanto, os advogados do ex-deputado citam trecho do voto de Barroso segundo o qual a celebração de um acordo com a União e o pagamento regular das parcelas satisfazem a exigência para a progressão de regime. Assim, caso as parcelas acertadas não sejam pagas, João Paulo voltaria ao regime semiaberto.
Conforme a lei penal, o condenado pode progredir de regime após completar um sexto da pena e ter apresentado bom comportamento, condição já demonstrada por João Paulo Cunha.

sábado, 20 de dezembro de 2014

Justiça condena vereador por dois crimes e à perda do mandato, em GO

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) condenou o vereador de Goiânia, Zander Fábio (PSL), a nove anos de prisão pelos crimes de peculato (apropriação de bem público por meio de cargo público) e formação de quadrilha. Além disso, a decisão, do juiz Adegmar José Ferreira, da 10ª Vara Criminal da capital, decidiu que o parlamentar também perderá o mandato assim que o processo for transitado em julgado. Cabe recurso da decisão e o vereador deve responder ao processo em liberdade.

A condenação se refere a um esquema de desvio de verbas na extinta Companhia de Obras do Município (Comob), da qual ele foi diretor em 2000. Além dele, o antigo diretor do órgão, o ex-vereador Amarildo Pereira, também foi condenado a 11 anos pelos mesmos crimes. Os dois terão ainda que devolver aos cofres públicos um valor de R$ 114,7 mil.
Ao G1, Zander Fábio disse que vai se pronunciar somente quando for notificado oficialmente, mas já adiantou que irá recorrer da decisão. A reportagem não conseguiu contato com Amarildo Pereira.
O juiz também mandou notificar a Câmara Municipal de Goiânia a respeito da decisão. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa da Casa, até a tarde de sexta-feira (19) o órgão não havia sido notificado.
Segundo a decisão judicial, os dois condenados teriam alterados cheques e pago uma empresa em duplicidade por serviços prestados à prefeitura de Goiânia.
Outros três envolvidos foram condenados por participação no esquema. Vinícius Costa de Amorim, antigo sócio da empresa que recebeu em duplicidade foi condenado a cinco anos de prisão. Jari Souza Barreira, que teria recebido por trabalhos nunca realizado à Comob foi condenado a nove anos. Já Geraldo Miguel dos Santos, que era contador e teria recebido comissão pelos cheques descontados, pegou dois anos.
Na sentença, a defesa dos três acusados alegou que eles são inocentes e pediu a absolvição deles. Os advogados não foram encontrados para comentar o caso.

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 8 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena no sorteio do concurso nº 1663, realizado na noite deste sábado (20) em São João do Piauí (PI). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece na quarta-feira (24), véspera de Natal, tem estimativa de prêmio de R$ 8 milhões.
Veja as dezenas sorteadas: 18 - 20 - 27 - 40 - 49 - 55.

28 apostas acertaram a quina neste sábado (20) e levam R$ 73.129,68 cada. Já a quadra teve 3.524 acertadores. O prêmio para aqueles que acertaram quatro dezenas é de R$ 830,07.
Para apostar
A Caixa Econômica Federal faz os sorteios da Mega-Sena duas vezes por semana, às quartas-feiras e aos sábados. As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 2,50.

Uso de óculos piratas pode prejudicar a saúde, alerta oftalmologista

Comprar produtos piratas pode parecer mais barato, porém, a longo prazo, sai caro. Este alerta é principalmente dado por especialistas para quem compra ou adquiriu óculos falsificados. Como as lentes não são produzidas com resina - e sim com plástico, geralmente, ao contrário do que indicam etiquetas de vários destes artigos -, os olhos podem ser comprometidos.

O oftalmologista Marcelo Mahon explica primeiramente que é danosa por si só a radiação às quais a visão está submetida. "Onde o raio UVA ou UVB bate provoca um malefício. Quando bate na parte branca pode provocar o aparecimento daquela carnosidade vermelha. Ele pode provocar ceratite, que são queimaduras na córnea, e o aparecimento de catarata porque danifica o cristalino do olho". E, quando se coloca óculos inadequados, que não protegem, "a pupila vai dilatar e os raios atingem a camada da retina, que é a da visão. Quando uma célula morre, a outra vai assumindo a visão, então, é por isso que, de imediato, você não percebe o dano causado pelos raios UVA e UVB. Mas, ao longo do tempo, quando as células começam a exercer uma a função de duas, você começa a notar um dano visual irreversível".
A compra de falsificados também é uma forma de contribuir ao crime, segundo o delegado Victor Leite. Ele lembra que o produtor desses artigos "fere a ordem tributária, porque sonega imposto ao fabricar esses produtos, e comete também um crime contra a propriedade intelectual da marca, que é a principal prejudicada".

Polícia ouve motorista que atropelou e arrastou corpo por 2 quilômetros

Foi detido neste sábado (20), em Jundiaí (SP), o motorista que atropelou e arrastou por dois quilometros um pedestre na rodovia Anhanguera na noite de sexta-feira (19). O motorista de 62 anos alegou que não percebeu que a vítima havia ficado presa debaixo do carro após o atropelamento e que só não parou porque ficou com medo de ser agredido por outros motoristas. A polícia chegou até ele porque uma testemunha conseguiu anotar a placa do carro. Antes de ser atingido e arrastado pelo carro, a vítima foi atropelada por duas motos quando tentava atravessar a via.

O acidente foi no quilômetro 59, na pista capital-interior da rodovia Anhanguera. O motorista foi ouvido pela polícia na tarde deste sábado e liberado em seguida. Ele vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e omissão de socorro.
O rapaz foi socorrido e levado ao hospital ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
O acidente
De acordo com o boletim de ocorrência, depois de pular a mureta que divide as pistas, a vítima tentava atravessar a via quando foi atingida por uma moto na noite de sexta-feira, no km 59 da rodovia Anhanguera.
Ainda conforme o boletim, em seguida, o homem foi atropelado por outra motocicleta e, enquanto estava caído na pista, foi atropelado mais uma vez, por um carro, que arrastou o corpo por dois quilômetros. O motorista fugiu sem prestar socorro, informou a polícia.

Acidente mata pai e três crianças na rodovia João Mellão em Itaí

Um homem e três filhos dele, de 10, 7 e 5 anos, morreram em um acidente na tarde deste sábado (20), na rodovia João Mellão (SP-255), em Itaí (SP). Segundo a Polícia Rodoviária, o motorista fez uma ultrapassagem proibida no quilômetro 284 da pista, bateu de frente com outro carro, rodou e acertou um terceiro veículo.

Ainda conforme a polícia, homem e dois filhos morreram no local. Uma das crianças chegou a ser atendida, mas não resistiu. A mãe das crianças teve ferimentos leves e o filho de 11 anos foi levado em estado grave ao pronto-socorro de Avaré (SP).
A polícia informou que todos os ocupantes do carro não usavam cinto de segurança e as crianças não estavam na cadeirinha. A família mora em Itaí.
A motorista do outro veículo atingido de frente sofreu ferimentos leves e o homem que dirigia o terceiro carro nada sofreu. O trânsito precisou ser interditado por alguns minutos para atendimento da ocorrência.



Dezenove papais noéis se espremem no interior de carro na China



Dezenove pessoas fantasiadas de Papai Noel se espremeram na quinta-feira (18) no interior de um carro durante uma brincadeira em um parque temático em Changsha, na China (Foto: China Daily/Reuters)

Ministério Público entra com 9 ações contra Agnelo Queiroz por nepotismo

O Ministério Público do Distrito Federal entrou na Justiça com nove ações civis públicas contra o governador do DF, Agnelo Queiroz, por improbidade administrativa devido à nomeação de pessoas com parentesco entre si para diversos cargos do Executivo local, o que configura prática de nepotismo. A Secretaria de Comunicação do GDF afirmou que o governador "ainda não foi citado nos processos".

As ações foram ajuizadas entre o dia 11 de dezembro e esta sexta-feira (19) e foram distribuídas às Varas de Fazenda Pública do DF. Somadas as ações, a multa que o MP pede que seja imposta a Agneloultrapassa R$ 2,5 milhões.
Em cada uma das peças jurídicas a que o G1 teve acesso, os promotores Alexandre Fernandes Gonçalves, Fábio Macedo Nascimento e Maurício Saliba pedem que Agnelo tenha os direitos políticos suspensos por cinco anos, pague multa no valor de 12 vezes o montante da remuneração como governador (R$ 23.449,55) e seja impedido de firmar contratos com o Poder Público por três anos.
Nos nove casos de nepotismo identificados pelas Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, o governador foi advertido pelo Ministério Público da irregularidade e recebeu recomendação de exonerar os servidores. No entanto, de acordo com MPDFT, ele ignorou os alertas.
“Mesmo sabedor da ilegalidade patente, Agnelo Queiroz menosprezou a Constituição Federal,  desconsiderou a Recomendação emitida, descumpriu, dolosamente, o enunciado da Súmula Vinculante nº 13 do STF e permitiu a continuidade da situação vedada”, dizem as ações movidas pelos promotores.

Parentesco
Em um dos casos apresentados pelo Ministério Público, o governador nomeou tia e sobrinha para exercerem, ao mesmo tempo, cargos em comissão (de confiança) na Secretaria de Cultura. Agnelo também indicou, conforme os promotores, dois irmãos para exercerem, ao mesmo tempo, funções no Detran.
Em outra ação pelo MP, Agnelo é acusado de nomear mãe e filha para cargos em comissão na Secretaria de Administração Pública e na Administração Regional do Sudoeste. Os dois órgãos fazem parte da estrutua do governo.
O governador nomeou ainda marido e mulher para cargos na governadoria do DF e na administração do Lago Sul, entre outros casos de nepotismo citados pela promotoria nas ações.

Improbidade
Para os promotores, as nomeações evidenciam a prática de ato de improbidade administrativa, “com a violação dos princípios constitucionais da  igualdade, impessoalidade, eficiência e indisponibilidade do interesse público”.
“O nepotismo, consistente na nomeação de parentes para o exercício de cargos em comissão, ou de confiança, ou de funções públicas gratificadas, não respeita os princípios administrativos, sendo portanto ilegal. Nele, o critério do parentesco para o preenchimento dos cargos e funções públicos é um fator determinante, pois valoriza-se o favorecimento pessoal, em detrimento das regras da ética, da moral, da impessoalidade, da igualdade e da eficiência, valores necessários ao bom andamento do serviço público”, argumentaram os promotores.
Eles reforçaram ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional o nepotismo na administração pública e editou súmula vinculante (que exige entendimento semelhante de instâncias judiciais inferiores).
“O enunciado da súmula diz que não pode haver dois parentes (definidos dentro do contexto do nepotismo até o terceiro grau) a exercer cargos em comissão ou mesmo funções gratificadas, ao mesmo tempo, na mesma pessoa jurídica no âmbito de qualquer das unidades da federação. Há uma vedação clara!”, afirmou o Ministério Público.
Nas ações, os promotores afirmam ainda que os agentes públicos cometem irregularidades com a crença de que ficarão impunes.
“A severidade do sistema é amplamente conhecida por todos, confiando os agentes improbos, não raras vezes, na impunidade pela ausência de eficácia e efetividade na aplicação das normas existentes. O papel do Ministério Público e do Poder Judiciário, além de outros órgãos com funções na prevenção e repressão aos desmandos e ilegalidades no poder público, é essencial para a correção deste quadro.”
Se eventualmente Agnelo for condenado em segunda instância, ou seja, por um grupo de juízes, poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ficar inelegível por oito anos.

Ciclista sobrevive após ser atropelado por um caminhão na China

Um ciclista sobreviveu depois de ser atropelado por um caminhão em uma esquina na China. O acidente foi registrado em dois ângulos por câmeras de segurança.

O rapaz de bicicleta estava atravessando a rua quando foi derrubado. No vídeo, é possível ver o momento em que o caminhão passa em cima do ciclista. O caminhão tinha sete eixos e 14 rodas.
Porém, logo após a passagem do veículo, o rapaz reaparece consciente, sentado no chão e tentando se recuperar do susto. Ele sofreu apenas arranhões.
A polícia responsabilizou o motorista do caminhão pelo acidente.

PMs presos no RJ em operações contra corrupção são soltos

Mais de 20 policiais militares que foram presos acusados de corrupção no Rio de Janeiro tiveram a liberdade concedida pela Justiça Militar e foram soltos na sexta-feira (19). Segundo informou a Polícia Militar neste sábado (20), entre os 26 beneficiados por habeas corpus estão o tenente-coronel Dayzer Corpas Maciel, que comandava o 17ª BPM (Ilha do Governador) e o ex-comandante de Operações Especiais da PM, coronel Alexandre Fontenelle. Em duas operações distintas, coordenadas pelo Ministério Público,42 PMs foram presos entre setembro e outubro.

O coronel Fontenelle estava entre os policiais presos na operação Amigos S.A., que revelou um grande esquema de cobrança de propinas a comerciantes, mototaxistas, motoristas e cooperativas de vans, além de empresas transportadoras de cargas na área do 14º BPM (Bangu).

Já o tenente-coronel Dayzer Corpas Maciel foi alvo da operação Ave de Rapina, que levou 16 PMs para a prisão. Todos foram acusados de extorquir dinheiro de traficantes da Ilha do Governador. As investigações apontaram que os policiais chegaram a sequestrar traficantes e exigir resgate de R$ 300 mil, além de vender a criminosos armas apreendidas em ações policiais.

Quatro dos 16 PMs presos na operação Ave de Rapina tiveram a prisão preventiva revogada na sexta- pela juíza Ana Paula Monte Figueiredo. A magistrada considerou que a liberdade dos acusados não compromete a ordem pública. No entanto, determinou que os quatro permaneçam afastados de suas funções públicos até o término do processo judicial.

Os 19 PMs envolvidos na operação Amigos S.A. que permaneciam presos foram beneficiados por um habeas corpus concedido na quinta-feira (18). O habeas corpus havia sido solicitado por cinco réus do caso, entre eles o coronel Fontenelle, e a concessão da liberdade foi estendida pela Justiça aos demais acusados.
Estes são os PM soltos:
Alexandre Fontenelle Ribeiro de Oliveira, coronel
Carlos Alexandre de Jesus Lucas, major
Edson A. Pinto de Góes, major
Nilton João dos Prazeres Neto, major
Walter Colchone Neto, capitão
Erani Detrano Junior, subtenente 
Lucio Benício Ferreira, subtenente 
Antônio Carlos Alves, subtenente
Williame Jeferson Ferreira Bicego, primeiro sargento 
Rafhael Renan Costa Pontes, primeiro sargento
Marcelo Valim dos Santos, segundo sargento
André L. Cardoso Pereira, segundo sargento
Marco Aurélio Botelho da Silva, terceiro sargento
Cleber Roberto Barroso da Conceição, terceiro sargento
Eduardo Silveira Alexandria, terceiro sargento
Jeferson Carlos Rocha Alves, terceiro sargento
Anderson de Lima Santos, terceiro sargento
Wagner Borges, terceiro sargento
Marcos A. dos Santos, terceiro sargento
Leonardo Rocha Figueiredo de Mello, cabo
Jefferson Machado de Souza Campos, cabo
André Luiz Cesário de Jesus, cabo
Dayzer Corpas Maciel, coronel
José Luiz Ferreira da Penha, subtenente
Márcio da Silva Figueiredo, terceiro sargento
Luiz Carlos da Penha Junior, cabo

Presidente da Sabesp deixa cargo em 2015 após enfrentar crise hídrica

A presidente da Sabesp, Dilma Pena, deixará o cargo em 2015, segundo informações do SPTV. Ela enviou uma carta de fim de ano aos funcionários da empresa se despedindo.
No documento, Dilma diz que no retorno das suas férias, no dia 2 de janeiro, irá sair da empresa. Ela está na Sabesp desde 2011 e desgastou seu relacionamento com o governo do estado por causa da crise hídrica.

Os sistemas que abastecem várias regiões do estado de São Paulo têm enfrentado quedas frequentes do volume de água armazenado devido à falta de chuvas. Na Grande São Paulo, os principais sistemas, Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga, são os mais afetados.
A saída de Dilma já era de conhecimento da cúpula do palácio dos Bandeirantes, no entanto, nunca tinha sido confirmada oficialmente. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) ainda não definiu quem assumirá a presidência da Sabesp no lugar de Dilma. O novo secretário de recursos hídricos, Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial da Água, vai ajudar a decidir quem será o novo presidente da Sabesp.
Outro fator que estremeceu ainda mais a relação foi a divulgação de um áudio onde Dilma diz ter recebido “orientação superior” que impediu a Sabesp de alertar a população sobre a necessidade de economizar água, durante uma reunião com executivos da companhia. O governo negou que tenha vedado alertas sobre a crise hídrica.
Em outro áudio, Dilma Pena chama de “teatrinho” a CPI da Sabesp na Câmara durante conversa com o vereador tucano Andrea Matarazzo.
Multa
O governo de São Paulo irá aplicar multa, a partir de 1º de janeiro, para quem aumentar o consumo de água em São Paulo. Quem aumentar em até 20% vai pagar 20% a mais; já quem gastar mais que 20% vai ter aumento de 50%.
O percentual será calculado com base na média de fevereiro de 2013 até janeiro de 2014. A média já aparece na conta dos consumidores. A meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos por segundo de consumo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou que a medida seja uma multa ao consumidor. Ele define o ônus como "tarifa de contingência".
Com a medida, a multa será aplicada da seguinte maneira: um consumidor que, em média, gasta 10 m³ de água receberá conta 20% mais cara se utilizar entre 10,1 m³ e 12 m³ em um mês. Caso gaste acima de 12,1 m³, irá pagar 50% a mais. O consumidor que elevar o gasto passará a ser cobrado na conta de fevereiro.

Fim do embargo dos EUA deve ter 'luta longa e difícil', diz Raúl Castro

Três dias após o anúncio de que os Estados Unidos e Cuba chegaram a acordos para a reaproximação dos dois países, o presidente cubano, Raúl Castro, afirmou que o embargo dos Estados Unidos imposto à ilha continua em vigor e que sua remoção deve ser uma "luta longa e difícil", segundo agências internacionais de notícias.

Castro participou neste sábado (20) da sessão semestral do Parlamento Cubano e fez o discurso de encerramento do evento. Na ocasião, o líder cubano também afirmou que o país está disposto a dialogar sobre qualquer tema, mas pediu que os EUA respeitem a soberania de Cuba. "Cuba é um Estado soberano, cujo povo (...) decidiu pela via socialista e por um sistema político econômico e social. Da mesma forma que nunca propusemos que os Estados Unidos mudem seu sistema político, exigiremos respeito pelo nosso".
EUA e Cuba não se relacionavam desde 1962 e há décadas só mantêm contatos de interesse de nível menor. Por meio de leis, Washington proíbe que empresas nacionais e estrangeiras mantenham relações financeiras com a ilha, por exemplo.
O restabelecimento das relações entre Cuba e EUA anunciado na quarta-feira (17) tem cinco medidas para flexibilizar esse bloqueio: o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países; facilitar viagens de americanos a Cuba; a autorização de vendas e exportações de bens e serviços dos EUA para Cuba; a autorização para norte-americanos importarem bens de até US$ 400 de Cuba; e o início de novos esforços para melhorar o acesso de Cuba a telecomunicação e internet.
Elogio a Obama
Em seu discurso neste sábado, Castro afirmou que a decisão de restabelecer as relações com os Estados Unidos foi um "passo importante", mas "ainda resta resolver o essencial", que é o fim do bloqueio. O presidente cubano disse ainda que, para isso, será necessário que a comunidade internacional e a sociedade americana exijam o término do embargo.
"O povo cubano agradece esta justa decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Com isso se eliminou um obstáculo nas relações entre nossos países", disse ele. "Reiteramos nossa disposição ao diálogo respeitoso e recíproco sobre as discrepâncias. Temos firmes convicções e muitas preocupações sobre o que ocorre nos Estados Unidos em matéria de democracia e direitos humanos."
A Assembleia definiu também a data do próximo Congresso do Partido Comunista de Cuba, que será realizado em abril de 2016.
De acordo com a agência EFE, Castro afirmou que, antes do congresso, um "amplo e democrático" debate será realizado com a militância do partido e o povo cubano, que serão consultados sobre o plano de atualização econômica do país.
Negociações em janeiro
Nesta semana, os governos americano e cubano anunciaram negociações formais para normalizar as relações entre os dois países, em rodadas que devem ter início em Havana até o final de janeiro de 2015. As duas delegações decidiram elevar substancialmente o nível de diálogo de uma reunião que já estava prevista para janeiro e que se concentraria em temas migratórios, informou a subsecretária de Estado para América Latina, Roberta Jacobson, à agência de notícias France Presse.
Segundo Roberta, porém, as negociações requerem "que os dois países alcancem um acordo sobre o processo" e que "se ponha um ponto final a um acordo de 53 anos com o governo da Suíça como poder protetor" dos Escritórios de Representação de Interesses de ambos os envolvidos, em Washington e em Havana.
A subsecretária lembrou que, "de todas as medidas anunciadas pelo presidente, nenhuma entra em vigor imediatamente". Mas o processo de implementação delas levará "semanas, não meses", até que, segundo ela, as mudanças sejam publicadas no "Federal Register" (o Diário Oficial americano).

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Polícia Civil investiga caso de jovem de 15 anos com agulhas no corpo

A Polícia Civil de Presidente Prudente confirmou nesta sexta-feira (19) que abriu um inquérito para apurar o caso de um menino de 15 anos internado com agulhas dentro do corpo. O jovem passou mal e procurou atendimento no Hospital Regional (HR), no dia 28 de novembro.
De acordo com a delegada Ieda Filgueiras, logo que foi constatado a presença das agulhas no interior do corpo do adolescente por médicos e enfermeiros, a  unidade procurou a polícia por se tratar de um caso “suspeito em que se pode constituir um crime”.
“Após o registro de um boletim de ocorrência, um inquérito foi aberto a fim de apurar as circunstâncias e a responsabilidade do ato. No entanto, o caso segue em sigilo para preservar a identidade da vítima e dos parentes”, explica Filgueiras.
A delegada afirma ainda que são realizados exames periciais e que familiares e funcionários do hospital já são ouvidos pela corporação. "Estamos aguardando os resultados dos exames para, assim, juntar todas as informações e ter um parecer sobre o caso", diz a delegada.
Em nota, a assessoria de imprensa do HR informou que na primeira consulta do menor pela unidade, “o corpo clínico avaliou que não havia necessidade de remover os objetos por meio de cirurgia, já que o organismo do garoto respondia bem e poderia eliminar os corpos estranhos naturalmente”. No entanto, o rapaz retornou ao hospital no dia 12 de dezembro e, desde então, “vem sendo acompanhado pelos médicos pediátricos”.
Ainda segundo a nota, “por opção da família, o adolescente será submetido nesta sexta-feira [19] a uma cirurgia para retirada das agulhas”. Até o momento, ele passa bem e não apresenta qualquer dano em decorrência da introdução dos objetos.

MPF denuncia Dirceu Gravina e pede condenação por morte de militante

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta sexta-feira (19) três militares pela morte do militante político Hélcio Pereira Fortes, em janeiro de 1972, entre eles o delegado Dirceu Gravina, que mora e trabalha em Presidente Prudente. Hélcio era ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) e dirigente da Ação Libertadora Nacional (ALN).

Hélcio foi morto aos 24 anos após intensas sessões de tortura realizadas nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do II Exército (DOI), segundo o MPF. Ele foi sequestrado em 22 de janeiro de 1972 por agentes da repressão no Rio de Janeiro, em circunstâncias não esclarecidas, e levado para a sede do DOI no Rio. Após alguns dias, foi transferido para o DOI em São Paulo. Lá, Gravina e mais dois oficiais submeteram o militante a práticas ininterruptas de tortura e maus tratos, provocando sua morte, conforme a denúncia.
Segundo a versão oficial, a morte de Hélcio teria ocorrido às 10h do dia 28 de janeiro. No entanto, conforme relatado pela testemunha Darci Toshiko Miyaki, militante da ALN que também esteve presa no DOI na mesma época, ela e Hélcio ainda estavam a caminho de São Paulo naquele dia, sendo conduzidos na viatura com agentes da repressão, tendo chegado ao DOI em São Paulo por volta das 16h.
Darci afirma ainda que, ao chegarem em São Paulo, foram levados imediatamente para a sala de interrogatório, onde foram torturados. Por estar em uma sala ao lado da de Hélcio, ela conta que podia ouvir os gritos dele, nos momentos em que suas torturas eram interrompidas. Em um desses intervalos, um dos agentes chegou a dizer-lhe que Hélcio estava sendo empalado.
A testemunha acredita que Hélcio faleceu no dia 30 ou 31 de janeiro, pois ao ser conduzida para a “solitária” pelo carcereiro, ele afirmou que dali havia acabado de sair um “presunto fresquinho”, referindo-se à vítima. Além disso, a partir daquela data não ouviu mais os gritos dele.
O corpo de Hélcio foi enterrado no Cemitério Dom Bosco, em Perus, sem a presença dos parentes. A família somente conseguiu levar os restos mortais da vítima para sua cidade natal, Ouro Preto (MG), três anos depois, em 1975. Conforme o MPF, a ocultação do cadáver do militante visava esconder a verdadeira causa da morte, pois, após enterrado, dificilmente o corpo seria localizado e, assim, não seria possível constatar a existência de marcas deixadas pela tortura.
Além da condenação por homicídio doloso, o Minstério Público Federal quer que Gravina tenha a pena aumentada devido a vários agravantes, como motivo torpe para a morte, emprego de tortura, abuso de poder e prática de um crime para a ocultação e a impunidade de outro.
O procurador da República Anderson Vagner Gois dos Santos, responsável pela denúncia, destaca que não se pode falar em prescrição ou anistia nos crimes relatados.
Para a TV Fronteira, o delegado Dirceu Gravina afirmou que não foi notificado sobre a denúncia, mas lamenta que o MPF não ter lhe procurado antes de encaminhar a denúncia. "Não sei quem é esse Hélcio", afirma.

Secretaria de Saúde oferece vacina Tríplice Acelular para gestantes

A vacina Tríplice Acelular contra difteria, tétano e coqueluche (DTPA), já está disponível para as gestantes de Dracena. A Secretaria de Saúde e Higiene Pública recebeu 240 doses. A imunidade foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em novembro, com o objetivo de diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos.


O Ministério da Saúde recomenda que a dose seja aplicada entre as 27ª e 36ª semanas de gestação. Outra orientação é que as gestantes se imunizem até 20 dias antes do parto. Os profissionais da saúde também serão vacinados.

No momento da vacinação, é preciso que as gestantes tenham em mãos a carteira de vacinação.

Serviço – As vacinas estão disponíveis no Centro de Saúde Doutor Takashi Enokibara (Postão), na Sala de Vacinas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h.

Câmera flagra cena impressionante de crocodilo devorando carcaça

Com uma câmera de monitoramento, a guarda florestal Dani Best, que trabalha no Parque Nacional Garig Gunak Barlu, no Território do Norte, na Austrália, flagrou um crocodilo enorme devorando a carcaça de uma tartaruga na praia.

Dani estava recolhendo lixo na praia quando viu a tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) morta na praia. Ela decidiu colocar uma câmera de monitoramento e registrou o momento em que vários animais surgiram para se alimentar da tartaruga morta.
As fotos feitas pela câmera de monitoramento foram divulgadas pelo órgão de vida selvagem do estado do Território do Norte em sua página no Facebook.