Os oráculos são os quatro sindicatos mais representativos do cinema americano: Screen Actors Guild (SAG, de atores), Directors Guild of America (DGA, de diretores),Producers Guild of America (PGA, de produtores) e Writers Guild of America (WGA, de roteiristas).
Nas últimas temporadas, a tendência vem sendo esta: ganha a estatueta de melhor filme a produção que acumula mais prêmios dados por essas quatro entidades (veja no infográfico abaixo como se saíram nos prêmios dos sindicatos os últimos dez ganhadores do Oscar).
Não se trata de coincidência: profissionais sindicalizados integram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar.
Daí o favoritismo de "Birdman". Em 2015, foi justamente a comédia de humor negro estrelada por Michael Keaton que sobressaiu nos chamados Guildas. Em seus próprios critérios, três das quatro associações deram o veredito: o melhor do ano foi mesmo o filme do mexicano Alejandro González Irráritu. A esnobada coube aos roteiristas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário