quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Aluna da Uniso vence prêmio nacional na área de Farmácia


Com um estudo sobre a efetividade do acompanhamento farmacêutico no tratamento de pessoas com diabetes, Cecília Torqueti de Barros, aluna do curso de Farmácia da Universidade de Sorocaba (Uniso), venceu o Prêmio Jayme Torres 2014, na categoria Estudante. O prêmio é concedido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) desde 2002 e tem âmbito nacional. O objetivo é identificar, reconhecer e difundir ações de melhoria das condições de saúde da população, a partir da produção de pesquisa de farmacêuticos e estudantes.

A edição de 2014 foi realizada na modalidade artigo e teve como tema “A Farmácia como unidade de prestação de assistência farmacêutica e à saúde”.  Cecília foi contemplada pelo artigo “Efetividade do seguimento farmacoterapêutico no atendimento de pacientes com diabetes mellitus tipo 2”, resultado da pesquisa de um ano desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da Uniso. Nessa pesquisa, a aluna fez o acompanhamento de pacientes atendidos na Farmácia Comunitária Vital Brazil, mantida pela Uniso e PUC-SP, a fim de identificar, corrigir e prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos, de modo que o tratamento surtisse os efeitos desejados.

Segundo Cecília, os resultados estatísticos para os parâmetros clínicos dos pacientes são positivos, o que mostra a efetividade do acompanhamento farmacêutico. “É gratificante notar que estamos conseguindo melhorar as condições de saúde destes pacientes e sermos reconhecidos por isso”, afirma Cecília. A pesquisa teve a orientação das professoras Cristiane de Cássia Bergamaschi e Luciane Cruz Lopes, com apoio da professora Tânia Regina Ferreira, farmacêutica responsável da Vital Brazil.

Dando sequência à pesquisa, agora com outro projeto, a aluna pretende publicar os resultados. “Na literatura nacional ainda são escassos os dados que possibilitam compreender os benefícios desta prática clínica".

A premiação na categoria Estudante é de R$ 4 mil, certificado e troféu. Além de Cecília, outros dois vencedores foram eleitos, em primeiro e segundo lugar, na categoria profissional. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, a cerimônia de premiação será realizada em março, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário