quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Neymar, Messi e Suárez marcam, Barcelona goleia e ameniza a crise

Em rota de colisão com Messi e com o emprego em cheque, o técnico Luis Enrique ganhou alguns dias para respirar aliviado e ter noites tranquilas de sono. Depois de deixar estrelas como Neymar, Suárez e o craque argentino no banco de reservas na derrota para o Real Sociedad por 1 a 0 no último domingo, o treinador incluiu o trio entre os titulares contra o Elche nesta quinta-feira e conseguiu uma vitória que pode ajudar o clube a ter paz em meio a um período turbulento. Os três atacantes marcaram - o brasileiro fez dois -, e o Barça goleou o adversário por 5 a 0 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Rei. A volta será realizada na semana que vem e quem avançar enfrentará o vencedor da disputa entre Real Madrid e Atlético nas quartas. Os colchoneros venceram o primeiro clássico por 2 a 0 em casa.
Nem a torcida culé parecia acreditar no time. Pouco mais de 27 mil pessoas foram ao Camp Nou ver o Barça em busca da recuperação diante de um oponente frágil. A equipe catalã aproveitou as muitas falhas da defesa adversária e promoveu um show após um começo pouco inspirador. Mas o verdadeiro teste para acabar definitivamente com os problemas internos virá no próximo fim de semana, quando o Barcelona enfrentará o Atlético de Madrid no Camp Nou pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol. O Real lidera com 39 pontos, um a mais que o time azul e grená.
Barcelona esteve irreconhecível durante a maior parte do primeiro tempo. Famosos pela maestria na troca de passes, os culés falharam constantemente neste quesito. Messi e Neymar se movimentavam, buscavam espaços, tentaram alguns poucos chutes, mas eram parados com facilidade. O Elche cumpriu bem o papel de não deixar o Barça entrar na área e, com até oito jogadores na defesa, dava a impressão de que conseguiria cumprir a missão de parar o poderoso adversário com êxito. 

A equipe catalã abriu o placar em uma jogada que parecia condenada ao fracasso. Diante de uma forte marcação, Messi girou o corpo com dificuldade na entrada da área, tocou para Sergi Roberto, que por muito pouco não perdeu a bola, mas passou com rapidez para Suárez. O uruguaio encontrou Neymar sozinho, e o brasileiro abriu o placar aos 34 minutos. O feito desmoronou o Elche. A fortaleza que parecia intransponível, desmoronou. A carruagem virou abóbora.
Em uma sequência de erros bizarros e impressionantes, com direito a escorregões, a defesa do Elche entregou a partida em menos de dez minutos. Suárez aproveitou uma das falhas, teve chance de encobrir o goleiro, mas parou no arqueiro. Na jogada seguinte, aos 39, Luisito não perdoou. O uruguaio recebeu na intermediária, se livrou da marcação com linda jogada de corpo, avançou, driblou o zagueiro e fez 2 a 0. Aos 45, Neymar sofreu pênalti, Messi cobrou e confirmou o terceiro.
A segunda etapa começou com o mesmo ritmo do fim da parte inicial da partida, com um  massacre culé. O quarto gol foi feito por Jordi Alba aos 10. Messi, com um lindo passe por trás da defesa, encontrou o lateral livre para transformar a vitória em goleada. Neymar, quatro minutos depois, marcou o quinto após passar por dois marcadores e chutar da entrada da área. No fim, a torcida promoveu uma espécie de tentativa de reconciliação entre Messi e Luis Enrique. Os torcedores gritaram o nome do comandante, para em seguida cantar o da estrela argentina. A paz pode estar próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário