sábado, 24 de janeiro de 2015

Apesar de maior chuva do ano, Cantareira tem sua 13ª queda seguida


Apesar da maior chuva do ano em seus reservatórios, o sistema Cantareira foi o único entre os seis que atendem a Grande São Paulo a registrar queda no nível neste sábado (24), segundo a Sabesp. Seu volume, que era de 5,3%, passou para 5,2%, a 13ª queda consecutiva.
Com a chuva entre esta sexta e sábado, de 25,9 milímetros, o acumulado de precipitações no Cantareira em janeiro vai para 90,8 milímetros,  o que ainda representa 33,5% do previsto para todo o mês. A maior chuva registrada em janeiro antes da deste sábado ocorreu no dia 7, com 17,6 milímetros.
De acordo com a Sabesp, o acumulado de chuvas de um dia abrange o período de 24 horas entre a divulgação dos boletins, publicados sempre às 9h.
A dificuldade de o sistema receber e armazenar água contrasta com os números registrados pelos outros sistemas, que aproveitaram as chuvas trazidas pela frente fria que chegou ao estado nesta quarta-feira (21).
Confira os níveis dos outros sistemas que abastecem a Grande São Paulo:
Alto Tietê: subiu de 10,3% para 10,4%;
Guarapiranga: subiu de 38,5% para 39,4%;
Alto Cotia: subiu de 28,5% para 28,6%;
Rio Grande: subiu 70,3% para 71,7%;
Rio Claro: permaneceu em 30,6%.
Previsão
As precipitações devem ficar abaixo da média pelo menos até abril. É o que prevê o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério de Ciência e Tecnologia. O resultado foi divulgado na tarde do dia 16, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.
Junto com o ano de 2014, terminou também o melhor mês do Cantareira no ano. Em dezembro, o nível do sistema baixou 1,5 ponto percentual. Foi o menor índice de queda mensal no ano. A maior baixa foi em fevereiro, quando o volume acumulado recuou 5,5 pontos percentuais.
Dezembro também foi o melhor mês em número de dias sem queda no nível do reservatório. Foram 11: em 8 deles o nível se estabilizou, e em outros 3 ele chegou a subir. Foi a única vez no ano em que o nível aumentou três vezes seguidas, dos dias 24 a 26. Nesse sentido, os piores meses foram junho, julho, agosto e outubro, quando o nível caiu todos os dias.
O Cantareira terminou 2014 sem recuperar 492 bilhões de litros de água perdidos durante os 12 meses. O ano começou com o nível do reservatório em 27,2% e terminou com 7,2%.
Porém, com a utilização das duas cotas do volume morto (a primeira elevou o manancial em 18,5 pontos percentuais e a segunda em 10,7 pontos percentuais) é como se os reservatórios tivessem iniciado 2014 com um volume acumulado de 56,4%. Assim, a queda foi 49,2% durante o ano, o número representa 492 bilhões de litros. De acordo com estimativas da Sabesp, o reservatório tem capacidade de armazenar 1 trilhão de litros, quando está com 100% do seu nível.
Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o sistema abastece atualmente 6,5 milhões de pessoas na Grande SP.
Multa
Depois de ser barrada na Justiça no dia 13, a sobretaxa na conta de água para quem aumantar o consumo voltou a valer no dia 14, após o governo vencer recurso contra a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).
A partir da conta de fevereiro, serão cobrados 40% de multa para quem consumir até 20% a mais do que a média entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014. Quem ultrapassar 20% dessa média será multado em 100% sobre o gasto com água, que representa metade da conta. Os outros 50% são referentes ao serviço de coleta de esgoto.
Os sistemas que abastecem várias regiões do estado de São Paulo têm enfrentado quedas frequentes do volume de água armazenado devido à falta de chuvas. Na Grande São Paulo, os principais sistemas, Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga, são os mais afetados.
Bônus
Entre fevereiro e outubro do ano passado, a companhia concedeu bônus de 30% na conta de clientes que economizassem 20% ou mais de água em relação à média de consumo entre dos 12 meses que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.
A medida foi adotada para estimular a redução no consumo. Desde novembro, o desconto gradual passou a ser dado para os imóveis que reduzirem o consumo entre 10% e 20%. O desconto foi prorrogado até o fim de 2015.
O percentual será calculado com base na média de fevereiro de 2013 até janeiro de 2014. A média já aparece na conta dos consumidores. A meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos por segundo de consumo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou que a medida seja uma multa ao consumidor. Ele define o ônus como "tarifa de contingência".
Com a medida, a multa será aplicada da seguinte maneira: um consumidor que, em média, gasta 10 m³ de água receberá conta 20% mais cara se utilizar entre 10,1 m³ e 12 m³ em um mês. Caso gaste acima de 12,1 m³, irá pagar 50% a mais. O consumidor que elevar o gasto passará a ser cobrado na conta de fevereiro.


eita man




sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Governo inclui no PAC obra para ligar Paraíba do Sul ao Sistema Cantareira

O governo federal incluiu na lista de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a transposição de água da bacia do Rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, para o Sistema Cantareira, um dos responsáveis pelo abastecimento de água na Grande São Paulo, informou nesta sexta-feira (23) o Palácio do Planalto.
A transposição é um projeto do governo paulista para auxiliar o Sistema Cantareira, que enfrenta uma crise hídrica por conta da estiagem no Sudeste. O Rio de Janeiro era inicialmente contrário à obra porque a bacia abastece diversos municípios do estado, incluindo a região metropolitana da capital fluminense.

Alckmin apresentou a ideia em março do ano passado. A previsão é que, após definir contratação da empresa responsável, a obra seja executada em 14 meses.

Para defender o projeto, o governador esteve em Brasília com a presidente Dilma Rousseff após as eleições. Recentemente, em 7 de janeiro, Alckmin ouviu do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que Dilma já tinha dado parecer favorável à inclusão do projeto no PAC. Entretanto, no encontro, Alckmin pediu a Kassab apoio para acelerar o "enquadramento" da obra, que é uma etapa burocrática de análise da proposta anterior ao aval oficial para o financiamento e lançamento de edital.
Agora com a inclusão na lista do PAC, os contratos firmados podem ser executados por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O RDC acelera e simplifica procedimentos das licitações porque, entre outros mecanismos, permite a contratação por inteiro de uma obra, sem necessidade de contratar em separado o projeto básico, o projeto executivo e a execução.
Conforme o Ministério do Planejamento, as obras serão executadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e custarão R$ 830,5 milhões. De acordo com a pasta, os recursos serão financiados via Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES).
Segundo estimativas do governo federal, a interligação aumentará, em média, a disponibilidade hídrica no sistema Cantareira em 5,1 metros cúbicos por segundo. De acordo com o Planejamento, as águas do Paraíba do Sul serão levadas ao Cantareira por meio de um canal entre as represas Jaguari (RJ) e Atibainha (SP).
Crise no abastecimento
A crise hídrica no estado de São Paulo começou ainda no ano passado. O Sistema Cantareira, que atendia 9 milhões de clientes da Sabesp, atualmente fornece água para 6,2 milhões de pessoas. Nesta sexta, o Cantareira operava com 5,3% da capacidade.
No último dia 16, a ANA autorizou a obra de ligação da bacia do rio Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira. O aval foi dado por um grupo de trabalho criado na agência, com representantes dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, para discutir soluções para a crise da falta de água em municípios paulistas.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Neymar, Messi e Suárez marcam, Barcelona goleia e ameniza a crise

Em rota de colisão com Messi e com o emprego em cheque, o técnico Luis Enrique ganhou alguns dias para respirar aliviado e ter noites tranquilas de sono. Depois de deixar estrelas como Neymar, Suárez e o craque argentino no banco de reservas na derrota para o Real Sociedad por 1 a 0 no último domingo, o treinador incluiu o trio entre os titulares contra o Elche nesta quinta-feira e conseguiu uma vitória que pode ajudar o clube a ter paz em meio a um período turbulento. Os três atacantes marcaram - o brasileiro fez dois -, e o Barça goleou o adversário por 5 a 0 na partida de ida das oitavas de final da Copa do Rei. A volta será realizada na semana que vem e quem avançar enfrentará o vencedor da disputa entre Real Madrid e Atlético nas quartas. Os colchoneros venceram o primeiro clássico por 2 a 0 em casa.
Nem a torcida culé parecia acreditar no time. Pouco mais de 27 mil pessoas foram ao Camp Nou ver o Barça em busca da recuperação diante de um oponente frágil. A equipe catalã aproveitou as muitas falhas da defesa adversária e promoveu um show após um começo pouco inspirador. Mas o verdadeiro teste para acabar definitivamente com os problemas internos virá no próximo fim de semana, quando o Barcelona enfrentará o Atlético de Madrid no Camp Nou pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol. O Real lidera com 39 pontos, um a mais que o time azul e grená.
Barcelona esteve irreconhecível durante a maior parte do primeiro tempo. Famosos pela maestria na troca de passes, os culés falharam constantemente neste quesito. Messi e Neymar se movimentavam, buscavam espaços, tentaram alguns poucos chutes, mas eram parados com facilidade. O Elche cumpriu bem o papel de não deixar o Barça entrar na área e, com até oito jogadores na defesa, dava a impressão de que conseguiria cumprir a missão de parar o poderoso adversário com êxito. 

A equipe catalã abriu o placar em uma jogada que parecia condenada ao fracasso. Diante de uma forte marcação, Messi girou o corpo com dificuldade na entrada da área, tocou para Sergi Roberto, que por muito pouco não perdeu a bola, mas passou com rapidez para Suárez. O uruguaio encontrou Neymar sozinho, e o brasileiro abriu o placar aos 34 minutos. O feito desmoronou o Elche. A fortaleza que parecia intransponível, desmoronou. A carruagem virou abóbora.
Em uma sequência de erros bizarros e impressionantes, com direito a escorregões, a defesa do Elche entregou a partida em menos de dez minutos. Suárez aproveitou uma das falhas, teve chance de encobrir o goleiro, mas parou no arqueiro. Na jogada seguinte, aos 39, Luisito não perdoou. O uruguaio recebeu na intermediária, se livrou da marcação com linda jogada de corpo, avançou, driblou o zagueiro e fez 2 a 0. Aos 45, Neymar sofreu pênalti, Messi cobrou e confirmou o terceiro.
A segunda etapa começou com o mesmo ritmo do fim da parte inicial da partida, com um  massacre culé. O quarto gol foi feito por Jordi Alba aos 10. Messi, com um lindo passe por trás da defesa, encontrou o lateral livre para transformar a vitória em goleada. Neymar, quatro minutos depois, marcou o quinto após passar por dois marcadores e chutar da entrada da área. No fim, a torcida promoveu uma espécie de tentativa de reconciliação entre Messi e Luis Enrique. Os torcedores gritaram o nome do comandante, para em seguida cantar o da estrela argentina. A paz pode estar próxima.

Tigre dá salto impressionante para pegar pedaço de carne

Um vídeo publicado pelo paquistanês Khurram Rasheed mostra um tigre dando um salto impressionante para pegar um pedaço de carne lançado em seu recinto. Na gravação, um grupo de turistas observa dois tigres, quando um pedaço de carne é lançado para o alto. Em seguida, um dos felinos salta para pegar a refeição.



Americano filma gafanhoto sendo apanhado por ave em pleno ar

O americano Dave Wisniewski flagrou o exato momento em que um gafanhoto foi apanhado em pleno ar por ave de rapina no estado do Arizona (EUA). O vídeo fez sucesso após ser postado por Wisniewski no YouTube. Desde o dia 5 de janeiro, a gravação alcançou mais de 190 mil visualizações. Veja o Vídeo.

Jovem invade transmissão ao vivo, fala obscenidades e acaba multado

Um jovem de 18 anos foi multado na quarta-feira (7) em US$ 300 (R$ 805) após invadir uma transmissão ao vivo em Scranton, no estado da Pensilvânia (EUA), e gritar obscenidades. Veja o Video.
Tyrone Parker surgiu diante da câmera quando a repórter Stacy Lange, da emissora WNEP, realizava uma reportagem ao vivo em novembro do ano passado.
A justiça decidiu multar Parker, que mora em Pottstown, em US$ 300, além de ele ter que pagar mais US$ 163 de taxas processuais.

Vídeo impressionante mostra polvo atacando e devorando tubarão

Um vídeo impressionante mostra um polvo atacando e devorando um tubarão. Na gravação, o polvo aparece escondido e, quando o tubarão nada em sua direção, lança seus braços para capturá-lo. Veja o vídeo.
Normalmente, o tubarão é uma ameaça para o polvo. Mas, nesse vídeo, os papéis ficam invertidos, e o molusco marinho acaba virando predador. Publicado no dia 5 de janeiro, vídeo alcançou mais de 7 mil visualizações.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Dromedário surpreende pescadores ao ser flagrado nadando no mar

Um dromedário surpreendeu pescadores ao ser flagrado nadando no mar. O vídeo publicado por usuário árabe no YouTube alcançou mais de 8 mil visualizações. A gravação foi postada no domingo (4). Assista ao vídeo.

Acessório leva desenho feito em papel para o iPad em tempo real

Canetas para tablets permitem desenhar na tela dos dispositivos traços quase similares com os feitos no papel, mas ainda há uma diferença e tanto para as ilustrações feitas quando se usa papel e caneta de verdade. Uma empresa francesa mostrou na CES 2015 um sistema que leva desenhos da folha para o mundo virtual. E tudo em tempo real.
Chamado de iSketchnote, o sistema é formado por uma caneta com uma ponta magnética, uma base que capta seus movimentos e um aplicativo. Desse modo, qualquer coisa que o usuário escreva em um pedaço de papel posicionado sobre a base será reproduzida em tempo real no tablet. É um bom meio de se digitalizar anotações.

O aplicativo ainda mostra passo a passo os traços que foram feitos até chegar à versão final da ilustração e até mudar os traços de cor. A caneta usa apenas o imã em sua ponta, sem baterias ou outro recurso. Já a base se conecta ao tablet por meio de conexão Bluetooth e tem bateria que dura até 10 horas de uso.
Com o desenho ou anotação digitalizado – é possível ver os traços que estão sendo feitos no papel aparecerem na tela do tablet – o aplicativo do iSketchnote permite fazer uma série de alterações como mudança na cor dos traços e a inclusão de outros efeitos.
O dispositivo já está sendo vendido por US$ 180, o que inclui a base e a caneta, mas só chega ao consumidor no segundo trimestre.

Lâmpada funciona quando há falta de energia

Uma ideia simples mas que ajuda bastante foi a de uma startup que resolveu colocar uma pequena bateria em uma lâmpada comum. O objetivo disso é não deixar ninguém no escuro durante uma queda de energia, já que, ao ligar o interruptor, a lâmpada acenderá como se nada tivesse acontecido.

A lâmpada, chamada de SmartCharge Light Bulb, é colocada como se fosse uma lâmpada normal e mantém sempre a bateria carregada. Quando falta luz, o usuário precisa apenas ligar o interruptor para a luz acender usando a energia da bateria, que tem duração de até 4 horas.
De acordo com a fabricante, a lâmpada por durar 20 anos, mas a bateria tem uma vida útil de 300 recargas. Quando ela “morrer” é possível trocar a bateria por uma nova. Cada uma delas é vendida por US$ 35

Acidente com ônibus deixa mortos e dezenas de feridos em Gravataí, RS


Um acidente grave envolvendo um ônibus deixou cinco mortos e dezenas de feridos na tarde desta terça-feira (6) em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o veículo tombou no km 22 da ERS-030 por volta das 14h15. Helicópteros, bombeiros e equipes do Samu estão no local para o resgate.
O acidente ocorreu no sentido capital-litoral. Pelo menos seis feridos foram encaminhados ao hospital da cidade. Eles estão em atendimento no local. O ônibus pertence à empresa Unesul, que informou estar prestando a assistência necessária aos passageiros. Entretanto, como o ônibus fazia paradas, não há informações sobre o número exato de pessoas no veículo.
O ônibus fazia a linha Porto Alegre - Tramandaí. Ele deveria chegar à cidade do Litoral Norte às 15h30.

Governo vai anunciar drástico corte de gastos

O governo vai anunciar hoje corte drástico das despesas não obrigatórias do Orçamento de 2015 como mais uma etapa do ajuste fiscal prometido pela equipe econômica.
A previsão destas despesas no orçamento é de R$ 68 bilhões, e a pretensão do governo é estabelecer uma ambiciosa meta de economia de gastos (com passagens aéreas, diárias e também emendas parlamentares).
Ao mesmo tempo, será criado um comitê financeiro para decidir a gestão do gasto público. Haverá uma meta linear, mas a Comissão de Gestão do Gasto Público, formada pelos ministérios do Planejamento, Fazenda, Casa Civil e Controladoria-Geral da União poderá ampliar a economia mensal do governo.
"O ajuste fiscal vai ser feito e deve chegar a 1,2% do PIB, algo como R$ 70 bilhões por ano. Dois terços disso virão com corte de despesas e o outro terço com novos tributos; e haverá ainda, uma análise da qualidade do gasto público, que será feita pela Comissão de Gestão do Gasto Público", disse uma fonte do governo.
 
A primeira etapa do esforço fiscal de 2015 será feita com mudanças em regras da Previdência, como auxílio-doença e ainda com novas regras sobre o pagamento de abono salarial, o aumento do prazo para pagamento do seguro-desemprego e a chamada bolsa-defeso, paga a pescadores no período do defeso – o governo estima economizar algo como R$ 18 bilhões, conforme o anúncio feito no fim do ano passado. Outra parcela virá com corte no orçamento deste ano.
 
Como o orçamento de 2015 ainda não foi aprovado, o governo tem autorização para gastar por mês até 1/12 do orçamento do ano passado. Mas hoje a equipe econômica vai anunciar o quanto pretende economizar por mês nas despesas não obrigatórias. Para completar a economia correspondente a 1,2% do PIB, o governo vai propor “ajustes tributários”, como disse o ministro Joaquim Levy no discurso de posse – o que ficou claro que será a criação de novos tributos ou contribuições, como a Cide, por exemplo, o imposto sobre combustíveis. Deverá haver, ainda, um revisão das desonerações concedidas a setores da economia no ano passado. O governo avalia que houve excessos que deverão ser corrigidos agora, mas de forma gradual.
 
O governo acredita que se fizer o drástico ajuste fiscal neste ano, poderá começar a colher resultados a partir do ano que vem. Esse otimismo se dá com a retomada do crescimento nos Estados Unidos e em países da Europa e, ainda, com a queda do preço do petróleo (o Brasil é importador) e, ainda, com a oscilação do dólar no país, o que favorece as exportações e a produção agrícola.
 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Internet das coisas e realidade virtual são apostas para CES 2015


A feira Consumer Electronics Show, a CES, mostra qual o caminho as empresas de tecnologia vão seguir durante os próximos 12 meses. No evento que começa nesta segunda-feira (5), a indústria aposta nos gadgets vestíveis, que vão desde relógios inteligentes a fones de ouvido que fazem o usuário escutar melhor, e em eletrodomésticos conectados e casas inteligentes, permitindo controlar até o cafezinho pelo smartphone.
Tendências vistas em outros anos voltam com força como carros que dirigem e estacionam sozinhos e TVs com resolução 4K, quatro vezes maior do que as Full HD (1080p) chegam com força. Os televisores devem chegar com preços mais acessíveis e as empresas devem começar a oferecer mais conteúdos para este formato, que ainda são escassos.
Nesta segunda, a CES 2015 tem seu dia de coletivas de imprensa promovidas pelas companhias. As portas do centro de convenções de Las Vegas abrem ao público na terça-feira (6), para que as mais de 150 mil pessoas esperadas possam visitar os estandes de mais de 3,2 mil empresas e conhecer cerca de 25 mil novos produtos.
Conheça algumas das tendências que a feira deste ano pode trazer:
Internet das coisas
Máquinas de lavar, fechaduras, cafeteiras, lâmpadas. Na CES 2015 elas todas estão conectadas na web e serão acessadas pelo smartphone e por aplicativos. Dependendo do que você deseja, no caminho de casa, pode-se tirar o celular do bolso e acender as luzes da casa, colocar a roupa para lavar, controlar a temperatura do ambiente e até deixar o cafezinho pronto.
O celular também se transforma na chave de casa e do carro, que no evento deve estar ainda mais conectado. Com o smartphone você pode até ver onde o deixou estacionado ou, no caso de emprestá-lo para alguém, ver onde ele está.
Um dos maiores problemas dos aparelhos da casa conectados é que nem todos são compatíveis, já que são feitos por empresas diferentes, e por isso não conversam entre si. Tecnologias como o HomeKit, da Apple, podem ajudar neste problema e espera-se ver os primeiros aparelhos já na CES 2015.
TVs 4K mais baratas
Ficou apenas na expectativa que TVs 4K chegassem ao mercado com preços mais em conta em 2014. As fabricantes, no entanto, dizem que será em 2015 que quem for comprar um novo televisor poderá adquirir um com altíssima resolução por pouco a mais do que um novíssimo Full HD – pelo menos nos Estados Unidos.
As empresas podem mostrar aparelhos ainda mais finos e com novas tecnologias de imagem, tudo para que o usuário veja seus filmes e seriados observando os mínimos detalhes. Entretanto, ainda falta conteúdo para quem tem estes televisores, que tem que se contentar com poucos seriados no Netflix e com alguns vídeos do YouTube.
Emissoras nos Estados Unidos devem começar a apresentar conteúdo no formato ainda em 2015. O que se espera é que também seja anunciado disco de Blu-ray com filmes em 4K. Não se sabe, contudo, se eles funcionarão nos tocadores já disponíveis ou em um outro específico para a altíssima resolução.
Carros inteligentes
Na feira em 2014 foram mostrados carros que dirigem e que estacionam sozinhos. Com mais um ano de desenvolvimento, a feira em 2015 promete mais veículos inteligentes, que apresentem mais segurança para os passageiros.
Embora a tecnologia para que eles andem sozinhos nas ruas ainda tenha que evoluir bastante – e leis ainda devem ser aprovadas para tal – as demonstrações buscam impressionar os visitantes. O que as montadoras devem mostrar está dentro do carro, com telas conectadas na internet oferecendo desde informações direto do Google quando acesso a entretenimento como vídeos e músicas online enquanto se dirige.
Smartwatches e vestíveis
Os relógios inteligentes foram um dos assuntos mais comentados da CES 2014, mas também causaram bastante decepção por não apresentarem funções muito úteis. Mas ao longo do ano os aparelhos apresentados, como o Moto360, da Motorola, e o Apple Watch, da Apple, fizeram a diferença e outras empresas devem mostrar produtos concorrentes.
A grande maioria dos smartwatches e dispositivos vestíveis são voltados para a área de fitness, o que pode mudar com novos aparelhos voltados para outras áreas na CES 2015.
Realidade virtual acessível
Os smartphones com telas grandes se tornaram a porta de entrada para mundos de realidade virtual. No caso da Samsung, com o Galaxy Note 4, basta colocá-lo em um acessório para que o usuário mova a cabeça e possa andar em um mundo criado pelo computador e interaja de modo natural com ele.
Outras empresas devem seguir o mesmo caminho, mostrando dispositivos mais simples e que usam o celular. Mas com a compra do Oculus Rift pelo Facebook por US$ 2 bilhões, outras companhias devem mostrar seus aparelhos com melhor resolução de imagem e com sensores aprimorados para captar os movimentos da cabeça do usuário. A Sony é uma delas e deve mostrar uma versão mais próxima da final do seus óculos Morpheus, do PS4, que impressiona a todos que os testam.

Carros são esmagados após queda de muro em condomínio de Curitiba


O muro do conjunto habitacional Bell Terra, em Curitiba, desmoronou atingindo uma casa e três carros que estavam no estacionamento. A estrutura ruiu após a chuva do final da tarde de domingo (4). Ninguém ficou ferido, e, de acordo com a Defesa Civil, a área foi interditada. Apesar disso, nenhum morador precisou deixar o condomínio.

“Fez um barulho, como um trovão, no momento daquela chuva intensa. Foi só depois de um tempo, uma meia hora depois, que a gente percebeu”, contou Murilo Rodrigues, que mora no condomínio há 18 anos. Ele contou que nunca havia ocorrido algo semelhante  no local. Ele acredita que a água da chuva, que acumulou no terreno baldio vizinho, pode ter provocado a queda. “Foi um susto. Felizmente ninguém se machucou, foram só os carros”, disse.

O local ficará bloqueado até a Comissão de Segurança de Edificação e Imóveis (Cosedi) concluir o relatório sobre o impacto do desmoronamento.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, houve ainda seis ocorrências relacionadas a alagamentos e rompimento de galeria nos bairros Santa Quitéria, Portão, Cidade Industrial e Campo Comprido.

Mais chuva
A chuva não causou estragos apenas em Curitiba. Moradores da região norte do Paraná também tiveram que lidar com os prejuízos causados pelo excesso de chuva. Em Maringá, cerca de quatro mil pessoas tiveram problemas com casas e carros alagados, de acordo com a Defesa Civil. Os bairros mais atingidos na cidade foram os da Zona Norte.
O casal de turistas que foi vítima de uma tentativa de assalto na manhã do último domingo (4), na rodovia dos Imigrantes, altura de São Vicente, no litoral de São Paulo, conversou com o G1 sobre a ação dos criminosos. A passageira que foi puxada para fora do carro afirma que agiu por instinto de sobrevivência e que faria tudo novamente, caso necessário, mas não recomenda que outros reajam da mesma forma. A cena impressionante, que durou pouco mais de vinte segundos, foi flagrada pelo repórter-cinematográfico da TV Tribuna Toninho Pinheiro, afiliada da TV Globo.
Dois criminosos se aproveitaram de uma longa fila de carros que seguiam para São Paulo e, quando o semáforo ficou vermelho, a dupla abordou o casal. A família vive em Rio Claro, no interior do Estado, e passava o fim de semana em Praia Grande. A dupla estava a pé e, com uma arma, um deles intimidou o motorista gritando para que ele saísse do carro. O motorista, que é engenheiro, não obedeceu por acreditar que a arma seria de brinquedo e levou um soco no rosto.
Mesmo com a recomendação da Polícia de que não se deve reagir à tentativa de assalto, a psicóloga de 57 anos que estava no banco do passageiro e prefere não se identificar, acredita que ela e o marido agiram por instinto. “É tão rápido que é um instinto de sobrevivência. Quando ele gritou ‘sai do carro e me dá a bolsa’, eu tinha quatro celulares,  minha carteira, a do meu marido e documentos. Se eu deixasse não sei quanto tempo levaria para recuperar. Eu sei que poderia estar morta, mas tive que lutar pela minha sobrevivência, pelo meu marido e por mim mesma”, desabafa.
Antes de um dos criminosos contornar o carro para tentar arrancar a bolsa, a passageira chegou a abrir a porta do carro para pedir ajuda. Em seguida, ela é surpreendida pelo suspeito e, como a vítima se nega a entregar a bolsa, os dois trocam chutes e a lente do óculos dela cai na pista. Após a confusão, o semáforo fica verde e o motorista consegue sair com o veículo. "Eu abri a porta para gritar e pedir ajuda e a gente se chutou.  Ele falou para eu descer, porque viu a bolsa no chão e eu falei que não ia dar", relata.
O casal costuma passar fins de semana no litoral há mais de 40 anos. A vítima entende que o policiamento na região era suficiente e que passou por viaturas na estrada, no entanto, a presença de ambulantes e pessoas pedindo dinheiro ao longa rodovia confundem e distraem os motoristas, facilitando a ação de criminosos.
Depois do susto, ela e o marido afirmam que tiveram receio e agradecem por estarem vivos. De acordo com ela, o marido percebeu que a arma poderia ser de brinquedo e, quando a dupla se atrapalhou, ele tentou arrancar com o carro. "Todos nós nascemos de novo. Jamais deveríamos ter feito isso porque é uma imprudência, mas naquele momento a nossa atitude foi a melhor possível. Talvez, em outro momento, em outra hora, outro local e dia, eu e meu marido faríamos diferente. Mas da forma que eles vieram eu agiria novamente igual. Era o que eu poderia fazer. Foi a minha reação", acredita.
Os turistas procuraram uma viatura da Polícia Militar que estava próxima ao local para explicar o que tinha acontecido, mas não registraram boletim de ocorrência porque estavam assustados. Equipes das polícias Militar e Rodoviária, além do Batalhão de Ações Especiais da PM (BAEP) fizeram ronda em alguns bairros da cidade à procura dos criminosos, mas nenhum deles foi encontrado. O Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE) também percorreu trechos da rodovia.
Padre Manoel da Nóbrega
Além da tentativa de assalto aos turistas, uma equipe de reportagem do jornal O Estado de São Paulo teve o carro e equipamentos roubados na pista marginal da Padre Manoel da Nóbrega, também na altura do bairro Humaitá, em São Vicente.
O crime aconteceu por volta das 14h30 de domingo, enquanto a equipe fazia fotos do movimento nas estradas na volta para São Paulo. O repórter-fotográfico Rafael Arbex foi rendido por um homem armado enquanto clicava o congestionamento. No mesmo instante, outros dois suspeitos abordaram o motorista Celso Mariano de Marchi, que aguardava dentro do veículo.
Segundo as vítimas, assim como aconteceu na rodovia dos Imigrantes, a ação também levou poucos minutos. O trio fugiu com o automóvel que não tinha identificação de imprensa, com os equipamentos fotográficos e objetos pessoais, como dois celulares e um laptop. O veículo foi encontrado horas depois em uma comunidade no bairro Jardim Rio Branco, em São Vicente. Os profissionais estiveram no 3º DP da cidade, porém, como a unidade estava sem sistema, causado pela falta de energia elétrica, as vítimas foram orientadas a prestar queixa do roubo na Capital.

Com dieta e exercícios, cão 'salsicha' perde quase 20 quilos nos EUA

Outro cão da raça dachshund, também conhecido como "salsicha", ganhou destaque nos EUA após perder uma quantidade enorme de peso. Dennis, que vive com sua dona, Brooklyn Burton, em Columbus, no estado de Ohio, perdeu 19,5 quilos.
Após a perda de peso, Dennis está atualmente com 5,9 quilos. Segundo a dona, o cão agora consegue fazer atividades cotidianas que antes não conseguia. "Agora, ele pode subir e descer as escadas, o que nunca foi capaz de fazer", disse Brooklyn.
Ela disse que o cão ficou obeso durante o período em que vivia com seu tio. Após passar por uma dieta combinada com exercícios, Dennis conseguiu perder o excesso de peso. Ele ainda passou por cirurgia para remover o excesso de pele.
No mês passado, o dachshund chamado Obie ganhou destaque após perder quase 25 quilos com uma dieta especial. Antes de perder peso, Obie chegou a pesar 35 quilos, segundo a veterinária Nora Vanetta, de Portland.

Cão mostra 'penteado bizarro' em Belarus

Um cão apareceu com um "penteado" bizarro em uma exposição canina em Minsk, capital de Belarus, neste sábado (6). O flagrante foi feito pelo fotógrafo Sergei Gapon.


Secretário de Saúde diz que analisa se OSS deve continuar atuando em MT

O novo secretário estadual de Saúde, Marco Aurélio Bertúlio, declarou que analisa se as Organizações Sociais de Saúde (OSS) vão continuar executando serviços em hospitais de Mato Grosso na nova gestão de governo. Segundo ele, no primeiro diagnóstico feito no setor, a população se mostrou favorável ao atendimento prestado pelas organizações sociais e também que o modelo tem demonstrado resultados.

Porém, avalia que as normas de contratações das OSS no governo anterior não teriam sido bem estabelecidas, como valores pagos e tipo de serviços prestados, o que teria provocado problemas na administração. Bertúlio frisa que as entidades que atuam em Mato Grosso são respeitadas em todo o país e que são uma alternativa na prestação de serviço.
“As OSS não podem ser rotuladas como serviços que não são efetivos. Nós tivemos péssimas experiências no estado e vamos aprender com elas. São entidades respeitadas e que também tiveram a imagem vinculada a uma administração que não foi adequada porque as normas de contratação não foram bem estabelecidas. Então isso precisa ser readequado, conversado e repactuado. Aí vamos dialogar de forma aberta com a população, a permanência delas ou não e a melhor maneira de prestar serviço a população”, pontuou.
Três hospitais regionais em Mato Grosso são administrados por duas organizações sociais de saúde, contratadas pelo governo na última gestão. Entre eles estão os hospitais de Cáceres,Rondonópolis e Sorriso.
Judicialização
Outro ponto que está sendo debatido pela novo governo, segundo o secretário, é como combater a judicialização da Saúde, que é a obtenção de atendimento médico e procedimentos pela população por meio de ações na Justiça.Bertúlio aponta que 10% do orçamento previsto para este ano estão voltados para atender a demanda judicial. "Já realizamos reuniões com o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário para identificar e acolher essa demanda para dar a transparência que a população precisa", frisou.
Ele disse ainda que as ações judiciais estão concentradas nas áreas neurológicas, cardiológicas ortopédicas. Por conta disso, a secretaria deverá implantar um sistema de informação para que a população tenha acesso a detalhes sobre o funcionamento e atuação dos setores da saúde pública, conforme o secretário. “Estamos falando de um sistema de informação em que todos têm acesso à realidade das demandas. O que tem, como pode ser atendido e, principalmente, onde ser atendido e a que custo“, comcluiu.

Agentes municipais de saúde entram em greve nesta segunda-feira em BH

Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura deBelo Horizonte decretaram greve na manhã desta segunda-feira (5), pelo menos até a próxima quinta-feira (8), quando uma nova assembleia será feita. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Belo Horizonte (Sindibel), eles pedem melhores planos de cargos, carreiras e salários, e fizeram protesto pelas ruas da cidade.
Por volta das 10h30 eles iniciaram passeata na Praça da Estação, em direção à Praça Sete, de acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), órgão que gerencia o trânsito na capital. Ainda de acordo com a BHTrans, às 11h os manifestantes fechavam a Avenida Afonso Pena, no sentido bairro Mangabeiras. O protesto terminou às 11h30, após o grupo se reunir na porta da prefeitura.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte e aguarda posicionamento sobre o caso.

'Peço desculpas', diz policial do AM que atirou em boate e feriu 7 no ES

O investigador da Polícia Civil do Amazonas Cássio Muniz Crespo, que feriu sete pessoas após atirar dentro da boate Multiplace Mais, em Guarapari, na Grande Vitória, disse neste domingo (4) que atirou em legítima defesa. “Na hora eu só pensei em me proteger. Peço desculpas para as pessoas que estavam lá. Eu não queria machucar ninguém”, disse Cássio. Ele relatou ainda que o álcool influenciou no que fez. A polícia informou que a arma utilizada no crime não pertencia ao investigador.

Cássio Muniz, de 44 anos, foi detido após efetuar os disparos. Ele e testemunhas prestaram depoimento na delegacia do município. Segundo uma das vítimas, que preferiu não se identificar, os disparos foram efetuados após uma briga no interior da boate.
O Multiplace Mais explicou que a confusão aconteceu no final da noite e que o policial teria se desentendido com um cliente e atirado contra o chão. Os estilhaços atingiram algumas pessoas, que foram atendidas pela equipe médica e ambulância de plantão no estabelecimento.
O investigador estava passando férias emGuarapari e contou que se desentendeu com um rapaz na boate. “Eu estava com meu amigo e ele encontrou um grupo de pessoas conhecidas. A gente estava dividindo bebidas em um mesmo balde. Quando eu fui me servir, um dos homens que estava na mesa disse que a vodka não era minha. Veio para cima de mim, me empurrando e dando socos. Eu tentei me defender, revidando os socos, mas juntaram uns seis homens para me bater. Atirei para baixo para impedir que me atacassem”, relatou Cássio.
Ele disse que não apontou a arma para ninguém. “Abaixei a arma e atirei para o chão, porque o objetivo era afastar as pessoas de perto de mim. Na hora eu só pensei em me proteger. Peço desculpas para as pessoas que estavam lá. Eu não queria machucar ninguém. Sem dúvidas o álcool influenciou no que fiz ”, disse. 
Cássio disse que se arrependeu. “Sou um policial de boa conduta no meu estado. Foi um momento de instinto de defesa, não era para acertar ninguém. Vou pagar pelo que eu fiz, mas não quero responder por tentativa de homicídio, não tentei matar ninguém”, afirmou.
Arma não pertencia ao policial
Segundo o depoimento prestado por Cássio na delegacia, a pistola seria de um amigo dele  que não foi encontrado. De acordo com o delegado João Henrique Westphal, o suspeito contou que a arma era de um amigo com quem ele estava dividindo um quarto no hotel. “Ele disse que antes de sair pegou a arma do amigo que estava em cima da mesa. Sabemos que a pistola utilizada não era arma de trabalho do policial e ele não tinha a posse legal dela. É preciso investigar para saber a origem desta arma”, declarou.
O delegado ainda disse que o amigo de Cássio, que seria o dono da arma, não foi encontrado. A polícia também não informou se arma era registrada.
Segundo a Polícia Civil do Espírito Santo, os policiais podem portar suas armas 24 horas por dia, porém eles tem de seguir regras de conduta previstas no regimento da instituição. Os excessos são investigados e podem ser punidos.

De acordo com o corregedor da Polícia Civil, João Calmon, o porte de arma de fogo é inerente a função do policial civil. Ou seja, ele é obrigado a portar a sua arma e a carteira de identificação de policial civil 24 horas por dia. Porém, no Estatuto Disciplinar da PC-ES, o policial é orientado a evitar o porte da arma de fogo em locais de grande aglomeração de pessoas, concomitante com o uso de álcool.
Nesse caso, se pertencesse ao quadro da PC-ES, o policial civil seria objeto de investigação da Corregedoria de Policia Civil, sobre aspecto disciplinar e criminal, pelo disparo de arma de fogo em local público e as implicações administrativas dessa conduta.
Porte de armas
Segundo a lei, policiais possuem permissão para entrarem armados em qualquer estabelecimento. A lei garante aos policiais a prerrogativa de portarem arma de fogo 24 horas por dia, e os estabelecimentos comerciais não podem impedi-los de entrar armados em suas dependências. No Multiplace Mais, assim como em outros estabelecimento de entretenimento, o policial foi obrigado a preencher um cadastro com informações que identificam a arma.

Suplente de deputado federal no AM abre mão de salário e benefícios


Exonerado do cargo de secretário Municipal de Educação de Manaus, Humberto Michiles (PR-AM), assumiu o cargo de deputado Federal, nesta sexta-feira (2). Ele ocupou o lugar de Henrique Oliveira (SDD-AM) - eleito vice-governador nas últimas eleições. A substituição chega a render salário de R$ 26 mil ao ex-secretário. Em entrevista ao G1, Michiles afirmou que abriu mão da remuneração e dos benefícios do cargo e que permanecerá na vaga por poucos dias.
Segundo Humberto Michiles, a substituição ocorreu após conversa com o partido e a Prefeitura de Manaus. "Saí do cargo de secretário para ocupar essa posição. Devo ficar nela até terça-feira (6), então não faz sentido receber salário e benefícios", explicou.
O cargo de deputado Federal dá a Michiles o direito de "ajudas de custos", como verba mensal de R$ 78 mil para pagar funcionários de gabinete e auxílio-moradia no valor de R$ 3,8 mil. Os deputados têm direito também ao valor da cota parlamentar, utilizada para custear itens como passagens aéreas e gasolina. Os valores podem variar estadualmente entre R$ 27,9 mil e R$ 40,7 mil.
Michiles contou que pensa em retomar o título de secretário Municipal de Educação. "Assim que eu deixar o cargo, pretendo conversar com o Prefeito de Manaus para analisar a possibilidade de voltar à pasta. A decisão final é dele", explicou.
Para retomar a posição na Secretaria Municipal de Educação (Semed), Michiles precisa se licenciar. Segundo ele, o prazo de um dia no cargo de deputado Federal é o suficiente para solicitar o licenciamento. "Assumi nesta sexta-feira e já pretendo deixar o cargo na segunda ou terça-feira da semana seguinte", disse.

A exoneração de Michiles foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), na última segunda-feira (29). Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), o cargo de secretário municipal da Semed passou a ser exercido, interinamente, por Luís Fabian Barbosa, atual subsecretário.
Sete suplentes em janeiro
Com a saída dos titulares, sete suplentes tomaram posse nesta sexta-feira (2) na Câmara dos Deputados, entre eles o ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca (PT-SP), efetivado no lugar de Márcio França (PSB-SP), novo vice-governador de São Paulo.
Os outros seis novos deputados são Humberto Michiles (PR-AM), Pinto de Luna (PT-AL), Léo Oliveira (PMDB-SP), Osvaldo Coelho (DEM-PE), Dr. Sinval Malheiros (PV-SP) e Wadson Ribeiro (PC do B-MG), ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Dos sete suplentes, somente Malheiros se elegeu para a próxima legislatura na Câmara dos Deputados (2015-2018). Os demais, não. Mesmo assim, serão deputados somente neste mês, mas não terão um dia sequer de trabalho porque o Congresso está em recesso até dia 31 – em 1º de fevereiro, os deputados eleitos tomam posse.
Mesmo assim, terão direito a receber o salário quase total de janeiro, no valor de R$ 26,7 mil, e 13º salário proporcional. Poderão ainda usar a verba mensal de R$ 78 mil para pagar funcionários de gabinete e auxílio-moradia no valor de R$ 3,8 mil, além da cota parlamentar.
O valor da cota, usada para custear itens como passagens aéreas e gasolina, varia conforme o estado. Parlamentares do Distrito Federal recebem R$ 27,9 mil, o menor valor. Já os deputados do Acre têm direito a R$ 40,7 mil, o maior valor.